Plano de Ensino
O que é ciência afinal? - A. F. Chalmers
Atividades;
Questões sobre o falsificacionismo de Karl Popper
Questões sobre os programas de pesquisa de Lakatos
Questões sobre a epistemologia de Kuhn
Trabalho final da disciplina (2019/2)
Trabalho final da disciplina - Análise de 3 episódios da história da ciência
2015/2
Plano de Ensino 2015/2
Notas da disciplina
Atividade:
1 - Julgamento sobre o ensino de Criacionismo
Apresentações
1 - A estrutura das revoluções científicas de Thomas Kuhn
Questões
1 - Questões sobre empirimo-indutivismo
2 - Questões sobre o falsacionismo
3 - Questões sobre a epistemologia de Lakatos
4 - Questões sobre a epistemologia de Thomas Kuhn
Textos:
Epistemologia - Fernanda Ostermann e Claudio José de Holanda Cavalcanti
O que é ciência afinal? - A. F. Chalmers
A estrutura das revoluções científicas - T. Kuhn
Três episódios de descoberta científica: da caricatura empirista a uma outra história.- Silveira, F. L. e Peduzzi, L. O. Q.
A METODOLOGIA DOS PROGRAMAS DE PESQUISA: A EPISTEMOLOGIA DE IMRE LAKATOS - Silveira, F. L.
Síntese de A Estrutura das Revoluções Científicas de Thomas Kuhn - Silvio Seno Chibeni
Trabalho Final:
Escrever uma monografia com pelo menos 15 páginas, apresentando as principais teorias epistemológicas.
Para cada teoria epistemológica é importante apresentar um pouco da biografia de seu autor (ou autores) e exemplos da história da ciência que possam ser compreendidos de acordo com a teoria.
Detalhes do trabalho serão explicados em aula.
Exemplo de monografia
Nenhum comentário:
Postar um comentário