segunda-feira, 3 de março de 2014

2. Notação Científica

    Existem muita maneiras de expressar um número. Escolhamos, por exemplo, o número 94.
    Temos:
     94 = 90 + 4
          = 4 x 20 + 14
          = 100 - 10 + 5 -1
          = 188/2

     Todas as maneira apresentadas acima estão corretas. Além dessas, podem ser imaginadas infinitas outras formas de expressar este mesmo número. Não se pode dizer que uma esteja mais correta do que a outra, apenas temos o costume de utilizar a forma "94". Quando tratamos com números muito grandes (Constante de Avogadro, por exemplo) ou muito pequenos (Constante de Plank, por exemplo) existe uma forma diferente da convencional que pode ser muito útil, a chamada Notação Científica.
   
     Curiosidades: Em francês, noventa e quatro se diz "quatre-vingt quatorze", justamente (4 x 20 +14). Além disso, em algarismos romanos, o número é expresso como XCIV (-10 +100 - 1 + 5). 

     O vídeo abaixo apresenta uma introdução a Notação Científica (NC). Ele ensina como expressar números em notação científica, sejam eles muito grandes ou muito pequenos. Além disso, apresenta rapidamente como realizar multiplicações utilizando a NC (Este item será melhor desenvolvido em outros posts). O Vídeo foi tirado do site da fundação Lemann, sendo uma tradução do vídeo feito pela Khan Academy. Pessoalmente, prefiro o original em inglês, mas a tradução está muito boa. Poderia ter feito um vídeo sobre o assunto, mas como já diria minha avó: "você sempre pode fazer um vídeo novo, mas se alguém já fez um vídeo tão bom ou melhor do que você pode fazer, utilize-o e poupe seu tempo para visitar a vovó".


Vídeo 1: Introdução a Notação Científica.

      O segundo vídeo, que segue abaixo, apresenta dicas práticas para o uso de notação científica, a famosa técnica de trocar a vírgula de lugar. Destes dois vídeos, o principal aprendizado que deve restar são como transformar números extensos (em muitos vídeos e textos, a forma extensa dos números é chamada de forma decimal)  em NC e como passar de NC para números extensos. Para verificar seu aprendizado, tente fazer exercícios sobre o assunto. 


Vídeo 2: Dicas práticas para o uso de Notação Científica

Mais informações sobre notação científica, veja os próximos posts. 
Abraços.





Nenhum comentário:

Postar um comentário